1º Comunicado de Imprensa

Activar: Cidadanias para o Século XXI é o mote do Encontro Nacional de Movimentos Sociais, que se realiza entre 21 e 22 de Abril de2012, na Fábrica de Braço de Prata, na Rua da Fábrica de Material de Guerra, 1 (frente aos correios do Poço do Bispo), em Lisboa (Programa disponível em www.activar2012.blogspot.com).

Este encontro contará com a presença de activistas e movimentos sociais de todo o país e pretende servir de lançamento e preparação das iniciativas da Primavera Global Pt, entre 12 e 15 de Maio. O Activar representa uma forma inovadora de partilhar informações e de pôr em contacto colectivos e pessoas empenhados em debater e criar mudança.

O objectivo é pensar, participando, os movimentos sociais, a democracia, as iniciativas cidadãs, o socialismo e o anarquismo e pós anarquismo,a dívida, os transportes, os recursos naturais e a sua gestão(e.g., a privatização da água), diferentes métodos de trabalho em grupo,os conceitos de legalidade do activismo e a privacidade dos meios digitais,as artes e a cultura, e muitos outros.

No final esperamos que as mais de 30 sessões, workshops e plenários ajudem a mobilizar, a criar consciências e a desenvolver comunidades e modelos alternativos que permitam superar a crise e construir soluções mais justas, mais humanas e mais fraternas.Porque funcionamos em rede e pretendemos um GLOCAL (Global e Local) mais solidário, contamos com a presença e o apoio, inédito em Portugal, de dois realizadores e jornalistas estrangeiros. Brandon Jordan e Marianne Maeckelbergh irão partilhar connosco o seu conhecimento sobre os movimentos sociais globais que surgiram no ano de 2011 e recolhas de imagem, inéditas no nosso país, das revoltas, manifestações e ocupações de espaço público ocorridas no Egipto, na Grécia, em Espanha, no Reino Unido e nos Estados Unidos.

Porque é de pequenino que o activismo e participação cívica germina no ser humano, existirá um espaço-criança para albergar os mais novos e integrá-los na construção colectiva do nosso comum.

Porque defendemos um Portugal mais descentralizado, e porque a crise aperta e a dívida nos sufoca, disponibilizamos, com o apoio da Fábrica de Braço de Prata, local de pernoita no dia 21 para quem nos visitar. Para isso, é apenas necessário trazer uma espuma e um saco cama.


Estamos disponíveis para mais informações em:

Sem comentários:

Enviar um comentário